segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

From Piauí

Antes de falar da receita de hoje, preciso mencionar que o nome do blog foi sugestão do Filipe, do Rio de Janeiro. Não é assim um dos amigos mais íntimos, mas sempre deixa scrap no meu aniversário e sabemos da existência um do outro por meio do meu irmão :p Mudando de assunto, a receita de hoje é o Creme de Frango. É uma comida que minha mãe faz e sempre faz muito sucesso por aqui. No preparo, tem algumas semelhanças com o vatapá piauiense, que, por sua vez, é bem diferente do vatapá de Caymmi. Essa receita me lembra as férias em Teresina. Nas festas de aniversário, sempre serviam poções individuais de creme de frango ou vatapá para os convidados. De tanto ver minha mãe cozinhar esse prato, eu sabia os passos, mas nunca tinha colocado em prática. Enfim, chegou o dia!

Como aqui em casa as comidas são meio no olhômetro, não tenho os ingredientes em quantidades super certas, mas vou tentar explicar direitinho: desfie grosseiramente 1 kg de peito de frango cozido e reserve o caldo do cozimento (peneira o caldo pra tirar aqueles temperos). Refoga o frango desfiado em 1 CS de margarina, meia cebola, meio tomate, cheiro verde e cebolinha, meio pimentão verde, todos bem picadinhos, e 1 CS de colorau. Acrescenta uma lata de ervilha, coloca o leite de coco (uns 3/4 da garrafinha de 200ml) e o caldo do cozimento. Enquanto ele dá uma esquentadinha, dissolva farinha de trigo no leite, para engrossar (a quantidade deve ter sido 1 1/2 xic de leite para 3 CS bem cheias de farinha de trigo). Antes de ferver, coloca o trigo dissolvido e espera engrossar. Agora sim deixa ferver e encorpar bem; fica mais espesso que strogonoff. Desligue o fogo e acrescente creme de leite, cerca de meia caixinha. Acerte o sal e pronto. E se gostar de pimenta, melhor ainda! Vale experimentar num almoço no fim de semana. Vai bem com salada crua, arroz branco e batata palha. Ele fica mais apetitoso do que parece na foto :p Até mais!

8 comentários:

Sil disse...

nossa, deve ser muito booom! adoro coisinhas que combinam com batata palha..hehehehe
agora, tenho que ir gatam. um beijo, silvia. hahahahahahaha
=* muahhh

Unknown disse...

adorei!!!
hummmmmmmmm delicia...
quero comer...
qdo irei ai experimentar as suas receitas???
heim?
bjos

Carla Ventura disse...

Sil, um dia vou colocar aqui seu tradicional fricasse de cartilagens hehehhe

Sams...talvez quando eu experimentar seus cookies :P

Lua Limaverde disse...

Carla, aqui no Ceará essa receita se chama "Creme de Galinha", mas não leva leite de coco e sim creme de leite. Depois de engrossar, você apaga o fogo e acrescenta 1 lata de creme de leite. É bem gostosinho! :)

Anônimo disse...

hummmmmmmmmmm
eu ja comi quase todas suas comidas!!!!!
eeeeeeeeeee, e sao gostosas mesmo!!!
o ruim é ver essas fotos antes do almoço.....

bjaooooooooooo Prima

Carva

Carla Ventura disse...

Luna, é verdade! A gente chamava de creme de galinha. Esse negócio de frango ou galinha é meio que regionalismo!

Oi, Primo! Valeu pela visita! Beijo!

Lua Limaverde disse...

Carla, não tinha reparado o "Creme de Frango" no seu post. Comentei porque achei que aí se chamava "Vatapá Piauiense" (rs), olha só, desculpa minha falta de atenção. Beijos!

Jorge Ramiro disse...

Na verdade com este post e eu tenho fome. Me faz querer comer. Gostaría de comer o monitor. Eu realmente gosto do que você cozinha, eu quero ser um bom cozinheiro como você. Enquanto isso, vou continuar a comendo em alguns restaurantes em higienópolis.