quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Pão Florentino


Esse pão eu quis fazer por pura curiosidade. Achei a receita na parte de culinária do Terra. Tem umas fotos tão bonitas, ao contrário dessa foto minha. Ali não dá pra ver, mas são duas camadas de recheio. É uma massa diferente, não cresce muito e não fica muito fofinha. Lembra o pão sírio, mas não tão fino. Bom...experimentem e tirem suas próprias conclusões. Só mais uma coisa. Vou colocar aqui a receita da massa. Porque a sugestão de recheio era de abobrinha com mussarela de búfala, mas eu acabei fazendo uma mistura de frango e tomate seco e outras coisas pra dar mais gosto. Um dia quero testar o tal de abobrinha. Visitem a receita no terra, aí vocês vão ver como é bonito e ter mais vontade de experimentar.
1 e 1/2 xic de farinha de trigo
1 e 1/2 xic de farinha de arroz
1 cc de sal
1 tablete (15g) de fermento biológico
1 CS de óleo
Peneire em uma tigela os dois tipos de farinha e o sal. Faça uma cavidade no centro e coloque o fermento biológico. Reserve. Leve ao fogo uma panela com 1 xic de água até amornar. Em seguida, despeje a água na cavidade dos ingredientes secos e misture com uma colher e depois com as mãos até ficar homogêneo. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos, ou até ficar lisa e elástica (não achei que ficou tão elástica assim e cansa, viu?) Volte a massa para a tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer por 35 minutos, ou até dobrar de volume. Abra a massa em uma superfície enfarinhada no formato de um retângulo (29cm X 36cm). Coloque metade do recheio no centro do retângulo. Cubra com uma das laterais da massa, coloque o resto do recheio. Feche o pão com a outra metade da massa. Com o óleo, unte uma assadeira retangular, polvilhe a farinha de trigo e coloque o pão. Bata rapidamente em uma tigela a gema com 1 colher (sopa) de água e pincele o pão. Polvilhe o sal grosso e o alecrim e leve ao forno por 40 minutos, ou até o pão ficar firme e dourado.
Espero que gostem. Até mais! :)

6 comentários:

lunalestrie disse...

Carla, que gostoso! Não sei por que você achou que sua foto não está apetitosa, está muito!! Pão é minha perdição... rs.

Carla Ventura disse...

Oi, Luna! Que bom q vc achou apetitoso. Eu tb adoro pão! Podia ter o mesmo efeito de alface no nosso corpo :p

Silvia disse...

hum, já sei. como não consigo fazer as receitas (a falta de tempo é só uma desculpa, afinal, nem estou fazendo muita coisa e o que pega mesmo é a falta de jeito para cozinhar, e não a de tempo..hehe), tenho uma idéia para poder provar todas essas coisas lindas e deliciosas que você faz e posta aqui. a partir de amanhã, irei mudar para a sua casa. deixammm?
hehehehe
=* muahh

Carla Ventura disse...

ai, q fofam! Eu deixo! mas acho q seu papito vai morrer de desgosto!

GMG disse...

Que magnifico blog para gulosos! Vou cá voltar para as minhas aventuras gastronómicas de fim de semana... :-)
Gil

Carla Ventura disse...

Oi, Gil! espero q aproveite bem as receitas!