sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Sabor Limão


Quem já viu aquela senhorinha simpática da TV Gazeta? A Palmirinha. O jeito que ela se veste lembra a minha avó paterna. Mas só no vestuário mesmo, porque, que eu saiba, minha avó Elmira nunca foi muito de cozinha. A avó materna era ótima cozinheira, mas a distância das moradias e a época em que eu nasci não me pemitiram grandes oportunidades de degustação. Graças ao bom Deus minha mãe herdou tais talentos. E eu espero que seja hereditário. Pelo menos o gosto pela cozinha eu tenho!
Mas voltando à Palmirinha, um dia eu resolvi visitar o site da TV Gazeta e acabei descobrindo esses bolinhos fofos, identificados como "Forminhas Vienense". Imagino que tenha faltado um "s". Mas quem sabe. Eu achei tão bonitinho que quis testar. Por isso, fiz meia receita, que resultou em quatro forminhas. Usei ramequins. A massa tem gosto de pão de ló, mas é mais consistente, e o recheio é tipo o creme de confeiteiro, com um gostinho de limão. É bom, mas não delicioso. Façam o teste. Até mais! :)

Massa
225g de farinha de trigo
225g de açúcar
6 ovos (claras separadas)
1 cc de fermento em pó

Creme
1/2 litro de leite
4 CS de açúcar
2 gemas
3 CS (rasa) de farinha de trigo
1 envelope de açúcar vanillin (não usei)
1 colher (chá) de raspas de limão
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Massa: Na vasilha da batedeira coloque as gemas e açúcar. Bata até obter uma gemada esbranquiçada. Desligue. Junte a farinha e o fermento. Bata. Desligue. Agregue as claras em neve. Coloque a massa obtida em forminhas (tipo empada, mas usei ramequins) untadas e polvilhadas (encha aproximadamente 3/4 das forminhas). Acomode-as em uma assadeira retangular. Leve ao forno préaquecido 180ºC por 15 a 20min. Após assar, faça um orifício no centro das forminhas com auxílio de uma faca. Recheie com o creme. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Creme: Em uma panela coloque o leite (reserve um pouco) o açúcar, a farinha misturada com o leite reservado e as gemas levemente batidas. Leve ao fogo e mexa até engrossar (aproximadamente 5 a 6 min). Acrescente o açúcar de vanillin ou essência de baunilha e raspas de limão. Reserve para rechear as forminhas.
PS.: eu fiz o creme do meu jeito, com 1 lata de leite condensado, 2 medidas (lata) de leite, 2 CS de maisena e o creme de leite, depois que engrossa e fogo desligado. Usei as raspas de limao.

8 comentários:

Sil disse...

sério, mudarei para sua casa amanhã..hahahaha
adoro coisinhas de limão. ai ai..
=* muah

Cinara disse...

Carla, adoro essa sua mania de sempre fazer meia receita! Você experimenta o prato e não fica com aquele monte de doces em casa, é ideal! E estes bolinhos parecem deliciosos, porque você não aprovou? Lindos eles ficaram! Bjs

Pri disse...

Bom dia , Carla!
Nossa, eu AMO a Palmirinha... ainda mais quando ela fala: "minha amiguinha"! Muito fofa... dá vontade de dar um apertão... hihihi!
Ela ensina muitas receitas boas... então, temos que ir testando... experiências na cozinha, não é?
Bjinhos e fica com Deus!

Carla Ventura disse...

Sil, portas abertas pra vc, amigammm!

Cinara, aqui em casa a contagem de calorias é rigorosa, aí tem q fazer pouquinho. Aporvar, eu aprovei. Eu gostei do bolinho, minha família também. Mas acho q não é meu tipo de doce preferido. Se fosse de chocolae, né? hehehe

oi, pri! Ah é! esse "amiguinha"é marca dela.

Cris disse...

Hum, ficou lindo, eu gosto de limão nas receitas, mas a idéia do creme de chocolate é tentadora! Bjs!

Lua Limaverde disse...

Eu ia perguntar o mesmo que a Cinara, está com uma aparência tão boa que não acredito que não está gostoso (rs). Adoro coisinhas com limão. :)

GMG disse...

Olá Carla,

Obrigado pela sua passagem lá no Blogtrotter. Entretanto deixei um link para a Feijoada Búlgara no post sobre o Tahitian Princess, nas fotos sobre os Chefs e a visita das cozinhas... :-)
Gil

Carla Ventura disse...

Cris, estou pensando em experimentar outros cremes. Imagine um ganache com chocolate ou mesmo de maracujá!

Luna, gostoso fica, até porque eu amo limão. Mas não é o tipo de doce que compromete a minha dieta hehehe