sexta-feira, 30 de março de 2007

Bolo de Carne - Aveia parte 3

Está aí o prato do almoço de hoje aqui em casa. O delicioso Meatloaf da Cinara. Foi a receita que fez surgir minha curiosidade pelas comidinhas com aveia. É muito bom, bem úmido e gostoso. Aprovadíssimo pela família. E esse molho é indispensável para complementar o sabor do bolo. Como aqui em casa tinha acabado o vinagre (fim de mês é fogo!) e esquecemos de trazer do supermercado, eu usei limão, 1 colher de sopa fica bom.
Esse é um prato bem comum nos EUA. Basta assistir uns seriados de lá que você vai ver um bolo de carne preparado pro almoço ou jantar. É uma boa forma de conhecer outras culturas sem sair do país :) E, como o blog da Cinara evidencia, descobrir que a comida dos EUA não se limita a hamburguer e batata frita. Trazer um pouco de outras terras pras nossas mesas é bom pra variar e se familiarizar com outras culturas. "Não é possível ponderar sobre os aspectos negativos ou positivos dessas transformações culturais, pois o risco de perder a herança cultural regional está sempre presente, contrapondo-se com a riqueza de informações adquiridas através desse intercâmbio cultural e gastronômico" ( Carlos Manoel Almeida Ribeiro, em Gastronomia: História e Cultura). Até mais! :)
Eis a receita:

Mrs. Beam's Meatloaf
500g de carne moída (usei patinho)
1/2 xícara de aveia em flocos finos
2/3 xícara de leite (eu uso desnatado)
1 cebola pequena, picada (usei duas pequenas)
2/3 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino

Para o molho, misture bem:
2/3 xícara de catchup
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã (usei umas CS de limão)
Pouco menos de 1/2 xícara de água
1 1/2 colher (sopa) de molho inglês
1 1/2 colher (sopa) de açúcar

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Misture a carne, a aveia, o leite, a cebola, o sal e a pimenta. Coloque em uma fôrma de bolo inglês, untada com margarina. Espalhe o molho por cima. Asse por 1 hora e meia.

4 comentários:

Lua Limaverde disse...

Já fiz essa receita, é gostosa mesmo, meu marido adora! Fica suculento e firme ao mesmo tempo, delícia!!!

Cinara disse...

Parabéns, Carlinha! Seu bolo ficou lindo! Fico feliz que sua família tenha gostado... Aqui em casa eu faço quase toda semana! Obrigada por prestigiar mais uma receita minha, fico muito orgulhosa! :o) Beijos e bom final de semana!

Eli disse...

Carla eu também estou de olho nessa receita, agora vejo aqui fiquei mais tentada ainda. Está super bonito!

Sil disse...

très bien! parece delicioso!

beijocas