quarta-feira, 28 de março de 2007

Torta de Alho poró

Eu sei, eu sei, a foto está ridícula e não mostra bem o resultado da receita. Mas o que eu posso fazer se a torta foi embora antes que eu pegasse a câmera? Viu? Essa humilde imagem tem suas vantagens: mostra o quanto a receita é boa e deve ser feita na sua casa.

A torta eu vi no blog da Karen e guardei logo na minha lista de receitas urgentes. Eu tinha curiosidades sobre o alho poró e foi uma ótima oportunidade para sermos apresentados. Posso dizer que foi um prazer conhecê-lo. Faz tempo que fiz a torta, mas a fotinha ridícula estava sendo um empecilho. Espero que experimentem! Até mais!

Massa:
1 pacote de biscoito tipo aperitivo ou salclic

50 gramas de manteiga - temperatura ambiente

1 ovo

Recheio:

1 colher de sopa de manteiga1 cebola média ralada

1 ou 2 alhos porrós em rodelas (somente a parte branca)

1 xícara de chá de cogumelos tipo champgon fatiado

1 colher de sopa de farinha de trigo

1/2 xícara de chá de leite

2 ovos

1 copo de requeijão cremoso (ou algo que substitua)

sal e pimenta do reino a gosto

Preparar a massa:Bata os biscoitos no liquidificador.Coloque numa vasilha e acrescente a manteiga e o ovo, misture bem com as mãos.Forre uma forma de aro removível (24cm diametro) com esta massa, nivelando bem.Reserve.Prepare o recheio:Aqueça a manteiga e doure a cebola, junte o alho porró e os cogumelos até refogar bem.Dissolva a farinha de trigo no leite, acrescente os ovos e misture bem.Acrescente esta mistura líquida ao alho, cebola e cogumelo que já estão no fogo, mexendo sempre até virar um creme. Retire do fogo, coloque o requeijão e tempere com sal e pimenta do reino. Despeje no fundo da massa da torta reservada. Leve ao forno até voce sentir que a massa do biscoito esta crocante. Cerca de 25min.

8 comentários:

lunalestrie disse...

Ai, eu amo alho-poró, foi algo que entrou há pouco tempo na minha vida mas não consigo mais ficar sem... Só pelos ingredientes dá pra ver que a torta é deliciosa... :)

Juinha disse...

Deve ser óptima... Será que olho porró é aquilo a que em Portugal chamamos alho francês? É assim um vegetal fibroso, magrinho e muito comprido, em tons de verde em degradé??? :)

Karen disse...

Ah! Essa torta é boa mesmo!

Eliana Scaramal disse...

As receitas da Karen são nota 10. Eu fiquei babando nessa sua torta!

Elvira disse...

Caros amigos e amigas,

Como devem ter notado, os blogues de culinária em língua portuguesa estão tornando-se um fenómeno de sociedade. Já podemos até falar de uma verdadeira comunidade de blogueiros e blogueiras que partilham interesses comuns pela gastronomia, as boas mesas, o vinho... Em suma a arte de bem viver.

Todos esses factos incentivaram-me a criar o portal Cozinhas do Mundo: http://www.cozinhasdomundo.com/ que se encontra por enquanto em fase de teste.

Nesse portal vão aparecer diariamente todos os links para os posts publicados pelos autores dos blogues de culinária inscritos (cadastrados), permitindo que qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto possa seguir a actualidade dos seus blogues favoritos numa única vista de olhos. Já existem várias comunidades do mesmo tipo noutras línguas, como a Food Porn Watch(http://foodpornwatch.arrr.net/) em inglês e a *Blog Actu* (http://www.blog-appetit.com/web_appetit/food-blog-news.asp) francesa.

Obviamente, só aceitaremos blogues directamente relacionados com gastronomia (receitas, crítica gastronómica, vinho...) escritos principalmente em língua portuguesa.

Além de querer ser um ponto de encontro para os blogueiros e os apaixonados de comida, o site também contará num futuro próximo com entrevistas de chefes, iniciativas diversas, intercâmbios, etc.

Por enquanto, convido-vos a visitar o site http://www.cozinhasdomundo.com/ e a registar/cadastrar os vossos blogues.

Agradeço desde já a vossa colaboração e amizade.

Um abraço,

Silvia disse...

e eu acredito que esteja muito boa mesmo, porque a cada dia você aprimora mais o seu talentoQ! =)
beijocas

Cláudia disse...

Olá Carla, esta torta é de dar água na boca. Parabéns. Um beijo, Cláudia.

Carla Ventura disse...

Luna, experimenta essa receita pq o alho poró fica bem evidente.

Juinha, é exatamente esse! Uma delícia!

Lica, faz na sua casa pq é mais uma ótima receita da Karen.

Sil, essa vc faz né? :P

Cláudia, dá agua na boca só de lembrar :)