quinta-feira, 22 de março de 2007

Panqueca light

Estou quase mudando o nome do blog pra "Feijoada Light" de tantas receitinhas lights que tenho colocado aqui. É a neura, né? As preocupações com a estética e com a saúde. Não se sabe qual preocupação é a maior (será?). De qualquer forma, busco receitas com o mínimo de gordura possível, já que tenho vários casos de colesterol alto na família. O meu, segundo o cardiologista, está ótimo! Estou até devendo. Mas é melhor prevenir sempre!
Então, vamos à receita. Mais uma vez o fornecedor foi o Panelinha. Até agora não me decepcionei com as receitas de lá. Essa panqueca tem uma massa bem simples. Mas a execução da receita não é assim muito prática. Já que a panqueca não tem gordura, ela é um pouco grudentinha. Então exige certo cuidado na hora de virar. Não rola de jogar a panqueca pra cima, viu? (sim, eu tentei) Demorei um pouco pra pegar o jeito, mas gostei do resultado. Pode deixar a panqueca fritando um bom tempo, ela desgruda mesmo. E o recheio de ricota e espinafre deixa tudo melhor ainda! Então é isso. Espero que experimentem! Até mais. :)
Eis a receita:

Para a panqueca

130 g / 1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
3/4 xícara (chá) de água
1 ovo
1 pitada de sal (opcional)
margarina para untar

Numa tigela, coloque todos os ingredientes e misture bem com uma colher. Deixe a massa descansar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio. Leve uma frigideira pequena antiaderente ao fogo alto. Quando esquentar, coloque 1 colher (café) de margarina light e deixe derreter. Retire o excesso de margarina com um papel-toalha. Segure o cabo da frigideira com uma das mãos. Com a outra mão, pegue uma porção da massa com uma concha pequena e despeje na frigideira. Gire rapidamente a frigideira, de modo a cobrir todo o fundo com a massa. Abaixe o fogo e deixe a panqueca por 1 minuto ou até que a massa dourar, vire-a com o auxílio de uma espátula e deixe fritar por mais 1 minuto. Retire a panqueca e unte a frigideira novamente com margarina.

Para o recheio

200 g / 1 maço de espinafre
500 g de ricota
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho picado (não usei)
1 pitada de noz-moscada (não usei)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Lave as folhas de espinafre sob água corrente. Numa tigela com água, coloque-as de molho por 10 minutos. Retire as folhas sem escorrer a água, assim, as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Leve uma panela com água ao fogo médio. Quando esquentar, acrescente os espinafres e deixe cozinhar por 4 minutos. Com uma escumadeira, retire os espinafres e com as mãos, aperte-os para retirar o excesso de água. Numa tábua, pique os espinafres com uma faca afiada. Reserve. Leve uma frigideira com o azeite ao fogo baixo. Quando esquentar, coloque o alho picado e refogue por 1 minuto. Acrescente o espinafre e mexa bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo. Numa tigela, junte a ricota, o espinafre e a noz moscada. Misture bem com uma colher até ficar homogêneo. Recheie as panquecas.

Para o molho

4 tomates maduros
1/2 colher (sopa) de cebola picada
2 colheres (chá) de orégano
4 colheres (chá) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto

Retire a pele dos tomates: corte um X na base dos tomates e coloque-os numa panela com água fervendo por poucos segundos. Retire-os com uma escumadeira e transfira para uma tigela com água e gelo. A partir do X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que ela se desprenda facilmente. Corte o tomate na metade, horizontalmente, e com o dedo indicador, retire as sementes. Não enxágüe o tomate, pois a água pode tirar as últimas sementinhas, mas leva junto parte do sabor. Com a palma da mão aperte o tomate contra a superfície de trabalho até que ganhe uma forma plana. Em seguida é só fatiar nos dois sentidos formando, assim, os cubinhos. Numa panela média, junte os cubinhos de tomate, a cebola picada e o orégano. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo, tempere com sal, pimenta do reino.

7 comentários:

Cinara disse...

Carla, já ouvi falar muito bem desse Panelinha, mas nunca acessei, acredita? Esta receita parece muito boa mesmo! ;o) Beijos e bom final de semana!

Silvia disse...

hummmmmmmm!
gatam, você está cada dia mais natureba! =P
hahaha
beijocams!

Carla Ventura disse...

Cinara, vale fazer uma visita; tem umas receitas boas, o site é bem feito, super bonitinho.

Sil, será que a Taga ia torcer o nariz pra minhas comidinhas? :P

Agdah disse...

Carlinha,

Uma notinha só pra te dizer que achei a massa de pastel enrolada aqui em SSA.
Beijos.

Lili disse...

Tava pensando aqui e conclui que seria mto bom que vc colocasse no blog receitas sem lactose...pra mim que sou intolerante e para os 50% da população brasileira que tb é.
bjão

Elvira disse...

Que aspecto delicioso! :-)

Carla Ventura disse...

Agdá, que bom que vc achou! Espero que faça logo o rocambole!

Aiai, Lili! Em uma das unicas visitas só faz exigencias. Se achar um boa eu coloco, mas vc promete que faz? :p

Elvira, obrigada! :)