quarta-feira, 21 de março de 2007

Aveia parte 2

Eu encontrei essa receita de cheesecake light no panelinha que me chamou atenção. Além de ser light, leva aveia na massa. Para minha surpresa, a massa base é igual a da torta salgada. Mas com margarina light. Esse produto, por sua vez, não entra na minha casa. Minha mãe diz que "quando coloca na frigideira, vira água. Parece um plástico!". Mas para essas receitas, vou sugerir que volte ao nosso carrinho de compras. (Por falar nisso, alguém pode sugerir um boa marca de margarina light?)
Voltando ao assunto, a receita era de um cheesecake de morango, mas, como eu tinha abacaxi em casa e adoçante forno e fogão, virou de abacaxi :) E ficou muito bom. Aprovadíssimo por mim e pela família. Mais uma vez eu fiz meia receita. Uma pena, porque acabou muito rápido.
Eu não consegui obedecer a receita na íntegra; estava ansiosa para ver o resultado e não esperei uma hora para colocar a calda por cima. Ficou delicioso! Experimentem mesmo! E sem muita culpa. Afinal, é light! Até mais! :)

Massa
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
1/2 xícara (chá) de margarina light
Modo de Preparo
Numa tigela funda, junte todos os ingredientes. Com as mãos, amasse-os até obter uma massa uniforme. Numa fôrma de fundo falso, coloque a massa e espalhe com os dedos para forrar todo o fundo.

Recheio
Ingredientes
300 g / 2 embalegens de cream cheese light
5 ovos
3 gemas
1 1/2 xícara (chá) de adoçante em pó do tipo granular
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de suco de limão
raspas de 1 limão siciliano (não usei)
250 g de creme de leite light
Modo de Prepar
Preaqueça o forno a 150ºC (temperatura baixa). Na tigela grande da batedeira, coloque o cream cheese e bata em velocidade alta por 3 minutos até o creme ficar fofo. Adicione os ovos, um a um, com intervalos de 30 segundos entre cada adição. Em seguida, acrescente as gemas e bata por mais 1 minuto. Sem parar de bater, junte o adoçante, o suco de limão e a baunilha. Bata por mais 1 minuto e desligue a batedeira. Por último, coloque as raspas de limão e o creme de leite light. Com uma espátula ou uma colher de pau, misture bem. Na fôrma com a massa, despeje o creme e leve ao forno por 1 hora. Quando terminar de assar, a torta ainda deverá estar mole no centro. Retire do forno e deixe descansar por, no mínimo, 1 hora. Num prato, desenforme a torta e espalhe a calda. Sirva a seguir.

Para a calda eu usei pouco mais de meio abacaxi picado, cerca de 100g de adoçante forno e fogão e um pouco de água (usei menos de 100ml). Coloca tudo em uma panela e leva ao fogo, sem mexer, pq o abacaxi solta muita água. Eu acrescentei umas gotinhas de limão pra ficar mais azedinho. Deixa ferver até ficar em ponto de fio, demora uns 15 minutos. Espera esfriar para colocar em cima do cheese cake.

5 comentários:

Sil disse...

gatammm. nem gosto muito de cheesecake, mas esse parece ser muito gostoso, très bien.

vou tentar fazê-lo para meu pai, ele adora coisinhas lights!

beijocas!!

Eli disse...

Carla até que enfim um doce que posso comer. :) Adorei a receita!

Agdah disse...

O povo daqui anda em polvorosa por que dizem que as trans da margarina contribuem mais para aumento de colesterol que as gorduras saturadas da manteiga. Mas a melhor das piores seria a que contém gorduras saudáveis como omega 3, portanto, sem óleos parcialmente hidrogenados.

Lua Limaverde disse...

Carla, na casa da minha mãe era tudo à base de margarina e logo comecei a comprar minha Becel básica, que é a única que uso até hoje. Nas receitas, no entanto, sempre manteiga. Adorei o cheesecake light, estou precisando desse tipo de receita... :)

Carla Ventura disse...

sil, é a segunda receitinha light q seu pai tá esperando.

Eliana,aproveita e experimenta :)

agdah, sempre ha controversias sobre oq é pior, margarina ou manteiga, né? Obrigada pela dica.

Luna, nunca experimentei a Becel. Vou sugerir aqui em casa.