sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Frango Gratinado com alho poró e purê de batatas


Agora que o horário de trabalho da minha mãe mudou pra manhã e noite, e eu estou de férias forçadas por causa da greve, eu acabo fazendo o almoço e tento procurar novas formas de preparar o frango nosso de todo dia. Essa receita foi uma mistura de idéias: uma receita, que vi na latinha de creme de leite, de escondidinho de frango, que era com purê de mandioca (mas eu só tinha batatas), e um fricassê que eu inventei um dia desses, mais com algumas modificações. Modéstia parte, ficou uma delícia. Meus pais também aprovaram muito.
O alho-poró deu um gostinho a mais e as texturas do creme e do purê combinaram muito bem.
E, como não podia deixar de ser, usei ingredientes light :)
Para acompanhar, salada de alface lisa, roxa e americana, pepino, palmito e tomates cereja e legumes cozidos.
Vou passar a receita mais ou menos como fiz, porque essas coisas inventadas, como vocês sabem, não têm muita precisão. De qualquer forma, espero que gostem! Até mais! :)
Para o frango, eu refoguei 1kg de filé de peito com pouquíssimo óleo (só pra untar a panela), previamente temperado com sal, condimento e colorau (ou colorífico), e deixei cozinhar na própria água que a carne solta. Depois de frio, desfiei grosseiramente e separei o caldo, mas sem deixar o frango muito seco (o caldo eu usei pra cozinhar os legumes, fica ótimo!). Em uma panela, refoga um pouco de cebola, talvez 1/3, com um pouquinho de margarina e acrescenta o frango. Depois, acrescentei umas duas xícaras de leite (desnatado) onde dissolvi cerca de 2 colheres de sopa de maisena. Esperei engrossar, acertei o sal e coloquei quase um copo de requeijão (Light!). Desliguei e acrescentei só 3 colheres de sopa de creme de leite (pq não era light). Desliguei o forno e inventei de jogar alho-poró. Deve ter sido umas 4 colheres de alho-poró fatiado bem fininho (daqueles pratinhos que vende no pão-de-açúcar).
Para o Purê, cozinhei 3 batatas grandes e amassei. Fritando mais um pouco de cebola com quase nada de margarina, passei a batata amassada e acrescentei leite aos poucos até fica na espessura de purê. Acertei o sal e coloquei o que sobrou do requeijão, cerca de uma colher de sopa cheia.
Montagem: Com o purê, forrei um pirex médio e por cima, o creme de frango. Um pouquinho de queijo ralado por cima e forno quente até gratinar. Prontinho!

5 comentários:

Silvia Arruda disse...

Hummmm... deve ter ficado delicioso mesmo.. tudo que vai batata e alho poró fica bom!! hehe

Marizé disse...

Que delicia, gosto de frango de todas as formas. Este dá vontade de experimentar.

Elvira disse...

Que magnífica invenção, Carla! :-)

Eli disse...

Eu também vivo em busca de receitas com o franguinho!! :) A sua nem preciso dizer que já anotei né?! Delícia!

Sil disse...

humm, adoro frango com purê de batatas. mas faço o purê com maionese, pode até ficar mais calórico (mas agora tem maionese light!), mas fica tão booom!

beijocas!