quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Lanchinho de Salsicha


Essa eu encontrei no Bem Comer, do Mauro Rebelo. De vez em quando, eu passo por lá quando procuro um lanche prático ou uma novidade de acompanhamento pro almoço.
Eu achei que essa história de cortar a massa em tiras ocuparia muito tempo, mas me enganei. Eu fiz uma receita e meia, 24 enroladinhos, e foi rápido. A massa é muito, muito boa de trabalhar, bem macia. O tempo de descanso antes de levar ao forno é de 2 horas, mas para o clima de deserto brasiliense achei muito, e a massa acabou ficando um pouco ressecada.
De qualquer forma, farei de novo.
É um boa também pra quem tem e recebe crianças em casa. Lembrei da Lica, que tem o Rafa e os amiguinhos do prédio :)
A receita na íntegra:
Ingredientes:
300ml de leite morno (se quiser use água)
1 colher (sopa) de fermento biológico seco (granulado) ou 30g de fermento biológico fresco
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
farinha de trigo o necessário ( 500g mais ou menos)
16 salsichas
1 cebola em tiras
1 pimentão em tiras
1 tomate em tiras
Modo de Preparo:Em uma vasilha coloque o fermento, o açúcar, o sal e o leite.Deixe descansar por 5 minutos.Adicione o óleo e a farinha até dar o ponto para sovar.Sove por 10 minutos.Abra a massa e corte em tiras compridas de 2 cm de largura.Junte uma salsicha com uma tira de cebola, 1 tira de pimentão e uma tira de tomate.Enrole este recheio com a tira da massa para dar o efeito que está na foto ou modele da forma que achar melhor.Arrume em travessa untada de óleo e polvilhada de farinha de trigo.Deixe crescer por 2 horas.Leve para assar em forno baixo préaquecido até ficar corado.Não deixe assar demais para que a salsicha não fique enrugada.
Sirva com maionese, catchup e mostarda.
Rendimento: 16 pães

10 comentários:

Agdah disse...

Aqui eles chamam de "pig in a blankie". Eu gosto muito.

Silvia Arruda disse...

Fofo e delicioso!! Eu gosto muito desse salgadinho! :P

Elvira disse...

Bonitinho e apetecível, esse lanchinho... :-)

Patricia Scarpin disse...

Ficaram lindos, Carla! Adorei a idéia!

Marcelo disse...

pra mim é mais bonito que gostoso. Não sou muito fã desse ai nao. Ou enjoei de tanto que minha mãe fazia na época da minha meninice.

Alessander Guerra disse...

Eu gosto muito de enroladinhos de salsicha, ainda mais se forem salsichas especiais tipo as do Frigor Eder, entre outras. O sabor é completamente outro.

Até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Sil disse...

aim, bom demais!
=)

Marizé disse...

Que delicia, a minha filhota ìa adorar este petisco. Costumo fazer uns enroladinhos mas com massa folhada. Vou experimentar os seus. Bom fim de semana.

Valentina disse...

Carla, ficou com uma pinta ótima estes enroladinhos.

Eli disse...

Agrada os grandinhos e os pequenininhos! Muito fofo seus enroladinhos! :)