quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Pavê de Amendoim


Quase não sobrou nenhum pedaço pra tirar uma foto pra vocês. Eu não podia perder a chance de publicar essa receita, já que ela não é feita com muita freqüência aqui em casa. Não só pelo altor teor calórico, mas também porque amendoim não está na nossa lista de alimentos básicos. Os amendoins aparecem por aqui quando tem encomenda de cajuzinho :p Em geral eu aproveito pra fazer esse pavê, que é muito gostoso. Sabe aquelas paçoquinhas? Então. É como se estivesse comendo uma daquelas bem geladinha.
Dessa vez eu não comi nenhum pedacinho, mas ouvi muitos elogios :)
Ah! Já ia esquecendo! A receita é da tia Lúcia, que é mãe da Silvinha, que, por sua vez, é minha amiga que tive a alegria de conhecer no segundo dia de faculdade. Minha companheira de trabalhos em dupla, grupo e também individuais (se é que vocês me entendem). Enfim, boas lembranças!
Espero que gostem! Até mais! :)

200g de margarina (eu uso manteiga)
200g de açucar
4 gemas
600g de creme de leite (usei duas latas, tirando sem soro)
250g amendoim (triturado)
300g biscoito maisena
Bata margarina, açúcar até ficar esbranquiçado. Acrescenta as gemas uma a uma, batendo sempre. Junte o amendoim e o creme de leite (eu estava longe da receite e bati margarina, açúcar e gemas tudo junto à mão). Unte um refratário com margarina e coloque uma camada de creme e outra de biscoito, alternando, sendo a última de creme. Congelador até ficar firme.
Obs: Geralmente, mesmo sem a receita pedir, eu coloco uma coberturinha de chocolate, mas dessa vez não deu tempo.

12 comentários:

Sil disse...

aimmm, que fofa! minha mãe ficou toda feliz aqui lendo a receita!

você é muito fofa, gatam. você que é mais companheira que companheira! =)

eu adoro essa receita, ela é inacreditavelmente deliciosa!!

adorei!
beijocas!

Isabel Salvador disse...

k maravilha......................bjokas

Elvira disse...

Esse doce é um pecado autêntico! :-)

Eli disse...

Uhmmm que delícia deve ficar! Pois paçoquinha pra mim é um luxo! :)

Agdah disse...

Gostei muito mas aqui tem que ser uma vez por ano e depois dar a volta no quarteirão 3 vezes correndo.

Patricia Scarpin disse...

Carla, que delícia de pavê! Ainda bem que vc postou. :)

Anônimo disse...

Oi Carla, é a primeira vez que visito seu blog e achei uma delícia a receita. Com chocolate então nem se fala.
Só uma dúvida:Vc molha os biscoitos no leite ou vão secos mesmo?
Parabéns pelo Blog.
Brigadinha.
Karina

Lua Limaverde disse...

Parece boa, vou pegar a idéia e fazer com castanha de caju. :)

Cinara disse...

Que delícia, Carla! Adoro doces que levam amendoim... Eu pensei em colocar uma cobertura de chocolate por cima deste pavê! Você acha que ficaria bom? Beijinhos!

Carla Ventura disse...

Silvitcha! Foi post homenagem pra vcs! :)

Belinha, é maravilha mesmo, experimenta!

Agdah, por isso mesmo dessa vez nem experimentei!

Patrícia, que bom q vc gostou :)

Karina, eu não molho não, eles amolecem em contato com o creme.

Luna, quando estava fazendo pensei nisso tb e lembrei de vc, sabia?

Ci, geralmente eu coloco um acobertua de chocolate e fica bom sim! Dessa vez é q não deu tempo. Fica ótimo!

Marizé disse...

Que boa receita! Deve ser uma delicia. Parebens.

Cris disse...

Ah quanto tempo que não como um pavê de amendoim, é muito bom!!!