terça-feira, 1 de maio de 2007

Flor de Pão


Eu vi esse pão no blog da Luna e no da Akemi. Provavelmente vi em outros também. Esse pão fica tão bonito e tão gostoso! Eu segui o exemplo da Luna e usei fatias de peito de peru defumado e queijos. A massa fica realmente muito boa. Fiz 2/3 da massa de rendeu bastante, porque o pão cresce muito. Eu estou gostando das minhas experiências com pães. E minha família também :) Eu sugiro que tod@s experimentem! Até mais.

Massa:

1 colher (chá) de sal (6g)

1 xícara (chá) de leite morno (220 ml)

2 colheres (sopa) de açúcar (30g)

5 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (660g)

3 tabletes de fermento biológico (45g)

3 ovos (cerca de 150 g)

1/2 xícara (chá) de margarina gelada (100 g)

Recheio:

1/2 xícara (chá) de margarina gelada (100 g) (usei manteiga)

fatias de peito de peru defumado e mussarela

1 ovo para pincelar

Para a massa, bata todos os ingredientes no liqüidificador, com exceção da farinha de trigo. Numa vasilha com a farinha, faça um buraco no meio e despeje a mistura, juntando a farinha aos poucos, amassando com a ponta dos dedos até que fique uma massa macia e lisa . Cubra com um pano e deixe dobrar de volume (usei uma bolinha de massa no copo de agua e esperei subir). Abra a massa numa superfície enfarinhada e cubra com a margarina ou manteiga, espalhando bem. Neste ponto você pode rechear como quiser. Corte a massa ao meio e faça dois rocamboles compridos com cada pedaço. Corte cada rocambole em porções de 6 cm e vá colocando em uma fôrma de buraco no meio, untada e enfarinhada, de forma que os rolinhos fiquem em pé. Deixe dobrar de volume, pincele com o ovo batido e leve ao forno pré-aquecido (180°) até dourar (cerca de meia hora).

10 comentários:

Cláudia A. disse...

Carlinha, você estava com tudo neste final de semana. O seu pão ficou maravilhoso, apetitoso e todos os "osos" elogiosos que você puder pensar. Um beijo e boa semana.

Anônimo disse...

Também vi essa receita nesses blogues todos e estou doida de vontade de experimentar! Acho que vai ser esse fim-de-semana já! A sua parece deliciosa! :)

Unknown disse...

Oi... Passei aqui pra deixar um recadinho.
Lembra dos famosos Livros de Receita União com aquelas receitas de bolos, doces e quitutes maravilhosos? O site Cyber Cook esta distribuindo um Livro com a Seleção das Melhores Receitas União que você pode baixar para seu computador.

O endereço do Cyber Cook é www.cybercook.com.br
Ou então você pode ir direto pra área de cadastro, só ir por esse endereço:
http://cybercook.uol.com.br/cadastro.php

Assim que você se cadastrar lá, pode baixar o livro, gratuitamente.

Beijos e espero que goste da dica!

Eli disse...

Que lindo ficou seu pão! Adoro fazer pães e esse esta na minha lista. :)

semente de sésamo disse...

Eu também ando de olho nesta receita...

Sil disse...

hummm...pãozinho salgado, adoro! e esse, além de estar com uma cara de saboroso, está lindo de morrer!

beijocas!

Silvia Arruda disse...

Carla, ficou linda a sua flor de pão. Me dia uma coisa, essa receita que vc postou foi exatamente a quantidade que vc usou? Uma vez fiz um pão que levava 45g de fermento biológico e cresceu muito. Além disso, a massa ficou mto forte, me deu azia ;D

Valentina disse...

Este pão é uma delícia e a massa é super versátil.O teu ficou tãp bonito.

Anônimo disse...

ai.... me deu mta água na boca! Eu quero provar!!!!
bjão

Agdah disse...

Carlinha, você destramelou as receitas de uma vez só, hein? Quanta coisa gostosa. Adorei esse pão mas vou ter que deixar ele mais light. Ah, menina!! Achei a tal massa de pastel enroladinha em tudo que é canto lá em "Salvadô"... Lembava de você o tempo todo.