segunda-feira, 28 de maio de 2007

Gallete da Lica

Estou demorando a postar por aqui. É que ando meio sem tempo para ir pra cozinha. Vou tentar melhorar, ok?
Essa receita eu vi no blog da Lica e coloquei logo da minha lista das urgentes. Eu demorei a fazer porque ela pede um bom tempo de descanso da massa. Mas valeu a espera. Já é a terceira vez que faço essa receita. Das primeiras, estava sem minha câmera para registrar. Hoje fiz dus de uma vez. Tanto tempo sem a máquina, quase esqueci de tirar foto. Era pra mostrar a Gallete inteira, mas dá pra ter uma idéia. É realmente muito boa. A massa é ótima para trabalhar. E é fácil de decorar as quantidades também. Na segunda vez, eu já fiz de cabeça.
Experimentem! Até mais! :)

Massa
1/2 tablete de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar
1/3 de xícara (chá) de leite morno
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
1 ovo
3 colheres (sopa) de margarina em temperatuda ambiente
Óleo para untar

Recheio
2 cebolas médias em rodelas finas
3 tomates cortado em fatias
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto
1 xícara (chá) de mussarela ralada
1 colher (chá) de orégano
1 gema para pincelar (usei leite)

Dissolva o fermente com o açúcar e o leite morno, acrescente 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e misture bem. Cubra e deixe descansar por 15 minutos. Em uma tigela misture o restante da farinha de trigo e o sal, faça uma abertura no centro e coloque o ovo, a margarina (ou manteiga) e a massa fermentada.Trabalhe com a massa em uma superfície enfarinhada até que esteja macia e homogênea. Coloque em um recipiente untado com óleo e gire a massa para que fique besuntada com o óleo. Cubra e deixe crescer por 40 minutos. Após esse tempo baixe a massa com as mãos e deixe crescer novamente por 15 minutos. Abra a massa em círculo (30cm de diâmetro) e coloque sobre o fundo externo de uma assadeira (25cm de diâmetro). Distribua as fatias de tomate (ja temperado com sal e o azeite), depois as fatias de cebola, regue com um pouco mais de azeite e cobre com a mussarela, salpique orégano. Deixando as bordas livres. Faça corte nas bordas da massa e dobre-as sobre o recheio. Pincele com a gema ou leite e leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos.

6 comentários:

Elvira disse...

Ummmmhhh...! Que delícia! :-)

Lua Limaverde disse...

Essa massa está com uma cara... nhami-nhami!!!

Silvia Arruda disse...

Carla, qdo vi esta receita lá no blog da Lica fiquei com vontade de fazer, mas minha dificuldade com massas sovadas fez eu deixar pra lá... mas como vc fez várias vezes, a receita deve ser fácil né?

Eli disse...

Carla você não pode imaginar como fiquei feliz em entrar aqui e ver que fez a receita e aprovou!! Humm até fiquei com vontade fazer uma hoje. :)

Carla Ventura disse...

Elvira, é uma delícia mesmo.

Luna, essa massa é bem macia!

Silvia, eu até tenho me dado bem com massas sovadas. E essa eu achei bem macia. Colocar um pouco menos farinha de trigo e completar na hora de sovar é uma boa ajuda.

Lica, está aprovadíssima! So falta tentar com outros recheios :)

Sil disse...

aiii, finalmente consegui abrir os comentários!
que delícia...e fica sempre com a cara boa, tá demais heim?

=* muahh