domingo, 29 de abril de 2007

Bolo de Laranja

Eu estava com muita vontade de fazer um bolinho de laranja. Foi uma dessas vontades inexplicáveis, porque eu nem sou assim muito fã de laranja. Como meu pai tinha pedido um bolo para levar pro trabalho, aproveitei a oportunidade.
Eu até lembrei do bolo da Dadivosa. Mas como eu não poderia seguir rigorosamente todos os passos para fazer a receita da vó Nair, resolvi fazer uma versão sabor laranja do meu bolo comum.
Deu certo, muito certo. Ficou bem macio e leve. Gostei tanto que no dia seguinte fiz com adoçante. E ficou ótimo também! Experimentem! Até mais :)

Eis a receita:
250g margarina ou manteiga
2 xic de açucar
6 ovos (separados)
3 xic de farinha de trigo
1 xic de suco de laranja
1 CS de fermento

Aqueça o forno a uns 200. Bate a margarina e o açucar até ficar esbranquiçado (eu bato à mão sempre). Acrescente as gemas e mistura bem. Depois junta a farinha de trigo. Acrescenta o suco de laranja e mistura. Agora, as claras em neve, misturando delicadamente. Por último, o fermento. Coloca em uma forma untada e povilhada. Fica no forno cerca 35 minutos. Faça o teste do palito. Tire da forma ainda morno e molhe com suco de laranja misturado com um pouco de açúcar.

8 comentários:

Karen disse...

Parece tão fofo, tão fofo...

Cinara disse...

Carla, você sabe que eu não costumo fazer nada light, mas este bolo com adoçante me interessou... Agora preciso o seguinte: Qual adoçante você usou? E em qual quantidade?
Depois volto para ver a resposta, OK?
Beijão!

Valentina disse...

Carla, esta com cara de fofo mesmo. Tambem tenho uma receita de bolo de laranja que e divina. ;o ) Olha, aproveito para te dizer que nao sei se a massa filo ( que postei no trembom.) e facil de achar no Brasil.perdao mas moro fora e quando vou ao Brasil nunca procuro coisas assim.Se descobrir volto aqui.bjs

Carla Ventura disse...

Karen, ficou fofo mesmo e molhadinho :)

Ci, eu usei o adoçante União. Compro em pacote de 1kg. É adoçante de mesa e ideal pra forno e fogão. Facinho de achar. No pão de açúcar, fica na parte de diet/light.

Valentina, eu vou dar uma olhada pelos supermercados mais equipados daqui. Obrigada! :)

Cláudia A. disse...

Nossa, este bolo está dando água na boca. Quanto você usou de adoçante? Um beijo.

Carla Ventura disse...

Cláudia, eu usei 1 xic de adoçante. Geralmente a indicação das embalagens é que se use metade da quantidade de açúcar pedida na receita.

Sil disse...

que delíciaaaaaaaaaaa!

beijocas

Cris disse...

Carla, nossa, fiquei com água na boca ao ver este bolo. Bjs!