segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Bolo de Vinho e Ameixas


Muito obrigada pelas sugestões sobre o que fazer com as cerejas. Acabei comendo as cerejinhas. Também não teria tempo de cozinhar algo com elas antes que estragassem.
Estou preparando o presente de Amigo Secreto e quero mandar o mais rápido possível. Não quero ser a última!

A receita de hoje veio do blog da Ana, o Agdá. Desde que vi esse post dela fiquei com essa idéia na cabeça de experimentar esse bolo. Realmente, como ela disse, a massa parece de pão. Me lembrou pão de mel também. Eu gostei porque não é muito doce e o sabor da canela fica bem pronunciado.
Acabei usando leite no lugar do iogurte porque não tinha e também porque é bem pouco que pede. E dobrei a canela. É um bolinho bem interessante.
Vou colocar aqui a receita da Ana na íntegra. Espero que gostem!
Abraço especial pro povo divertido da lista de amigo secreto! Até mais! :)

Bolo de Ameixas Secas e Vinho

2 xícaras (chá) de ameixas picadas 1 xícara (chá) de vinho do Porto ou qualquer vinho doce 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo 2 1/2 colheres (chá) de fermento para bolo 1/2 colher (chá) de sal 1/2 colher (chá) de canela em pó 1/4 xícara (chá) de óleo 1/4 xícara (chá) de iogurte natural espesso, escorrido 2 colheres (chá) de raspas de limão colher (chá) de extrato de baunilha 2 ovos, levemente batidos 1 colher (sopa) de açúcar granulado (esqueci desse)

Leve as ameixas e o vinho ao fogo até ferver. Desligue, cubra e deixe descansar por 30 minutos. Escorra e reserve o líquido.Aqueça o forno a 180°. Peneire a farinha e com um batedor de arame, misture-a aos próximos 4 ingredientes. Reserve. Misture o líquido reservado das ameixas, o óleo e outros 4 ingredientes seguintes. Mexa cuidadosamente. Adicione as ameixas escorridas. Junte à mistura de farinha. Não mexa muito, só até incorporar.Coloque a massa em forma de bolo inglês untada e enfarinhada. Polvilhe o açúcar granulado por cima. Asse por 1h 15min, aproximadamente ou até que o palito saia limpo. Deixe esfriar na forma por 10 minutes antes de desenformar. (o meu assou em 1h)

9 comentários:

Natural Naturalmente disse...

Que combinação tão diferente, ameixa, vinho e baunilha, seu bolo vai ter honras de mesa de Natal
Estou fazendo a lista de doces para a mesa de Natal. Eu gosto de ter tudo preparado com muito requinte, na noite de Natal somos poucos (7), mas depois a minha casa vira uma casa cheia, e sempre um entra e sai.
Beijos
Natural Naturalmente - Márcia
http://medicinasnaturais.blogspot.com/
http://comernaturalmente.blogspot.com/

Laurinha disse...

Sabe que eu também estou com esta receita na ponta do gatilho.....só n~~o fiz ainda pq não pude dedicar tempo a ela.....
Ficou lindo, hein!
Adorei o extra de canela!
Beijinhos,

Lua Limaverde disse...

Carlinha, não lembro desse bolo na Agdá (todo mundo acaba chamando ela de Agdá mesmo, rs), tão diferente! Bj!

Carla Ventura disse...

Márcia, eu tb achei bem cara de natal. Imaginei o bolo na mesa com uma fita verde, vermelha e dourada :)

Laurinha, pois aperte logo o gatilho! e mostra como ficou.

Luna, pois está lá, registradíssimo! :)

Cinara disse...

Que bonitão este pão, Carla! Não me lembro de tê-lo visto no blog da Agdah... E adorei o fim que você deu às cerejas! Era o que eu ia sugerir: devorá-las puras mesmo! ;o)
Beijinhos!

Elvira disse...

Ficou com uma cor super bonita! :-)

Marizé disse...

Esse bolo deve ser deliciosamente aromático!

Beijocas

Sil disse...

hummm, bem quentinho deve ser uma delícia! adoro canela!
beijocas!

Beatriz Belliard disse...

Esta combinaçao deve dar um bolo muito gostoso mesmo ! bjs