sábado, 7 de julho de 2007

Torta de Chocolate com calda de morango e cerejas


Faz tempo que não posto por aqui por certa falta de tempo e também porque o nosso cabo USB sumiu misteriosa e repentinamente. Mas estou aqui de volta! :)
Mas vamos ao que interessa, a receitinha de hoje. Eu estava querendo fazer essa torta há tempos, porque tive o prazer de experimentar a torta de frutas silvestre da Sabor Glacê, uma torteria daqui de Brasília. Desde então, passei a pesquisar a receita da massa, calda etc.
Minha intenção era usar frutas silvestre, mas depois de uma longa caminhada por vários mercados do setor onde moro, não consegui encontrar minhas framboesas e muito menos amoras. A solução foi usar morango no recheio e complementar a cada com deliciosas cerejas frescas.
A ocasião especial escolhida para testar a torta foi o aniversário do meu querido e único irmão. Que bom que ele adorou a torta e teve vontade de comer toda sozinho :P
Ficou realmente boa! Talvez faça algumas modificações para aperfeiçoar. Mas posso dizer que essa torta é um pecado. Espero que experimentem! E gostem! Até mais
Para a massa:
200g de biscoito maizena bem triturado(sugiro usar de sabor não muito acentuado ou o sabor chocolate)
150g de manteiga
8 CS de chocolate em pó (usei um pouco mais)
Misture todos os ingrediente com os dedos até ficar uma massa homogênea e maleável. Forre uma forma desmontável e leve à geladeira.
Recheio:
A minha forma tem 30cm de diâmetro, então usei:
1 kg de chocolate meio amargo
2 latas de creme de leite (se quiser mais cremoso, use mais)
1 caixinha de morangos grande inteiros
Derrete o chocolate em banho maria e mistura o creme de leite. Derrama na forma forrada com a massa de biscoitos e coloca bastante morango (inteiros) no meio do recheio. Deixe os morangos totalmente cobertos. Leva à geladeira de novo.
(Eu evito colocar muito soro, mas não tem problema colocar. Se usar o creme de leite gelado, a mistura fica logo grossa e é mais difícil de misturar as frutas).
Para a Calda:
Juntei na panela pouco mais de meia xícara de açúcar (refinado), suco de um limão pequeno, uma caixinha de morangos (cortados ao meio) e cerejas frescas em pedaços (umas 15 a 20). Leva ao fogo e vai mexendo até ficar ponto de fio.
Despejei ainda morno sobre a torta.
Deixa na geladeira mais umas horinhas e desenforma.

12 comentários:

Flor de Sal disse...

Meus Deus! Isto deve ser uma obra dívina!
Parabéns!

Fer Guimaraes Rosa disse...

U-Lah-Lah!! :-**

Eli disse...

Que pecado!!! Maravilha!!

Elvira disse...

Uauuuu! Que delícia! :-)

Cinara disse...

Para mim, morango com chocolate é uma combinação perfeita, divina e maravilhosa! Delícia de receita, Carlinha! Bjs e uma ótima semana para você...

Karen disse...

Wow, overdose de chocolate! rs

Agdah disse...

Menina, supimpa, como diz meu pai.

Sil disse...

concordo com o primeiro comentário! uma obra divina, como tudo que você faz!
beijocas!

Valentina disse...

M E N I N A!! Q U E P E C A D O !!

Anônimo disse...

Carla, eu faço essa torta com uvas verdes, kiwi, tangerina, fica divina! Experimente os diferentes recheios...não vai se arrepender!
Beijos.

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Anônimo disse...

Esta tarte é fabulosa ! já a fiz, mas comida quente.. é uma obra -prima..
obrigada por partilhar!

Anônimo disse...

Vc já provou a Torta Bombom de Morango que eles fazem na Sabor Glacê? Vc por acaso teria a receita?
Parabéns pela torta de chocolate.
Wesley - lobach_bio@pop.com.br